Premiações

Mensagens e Certificados das Premiações do SBSeg 2024

Mensagem dos Coordenadores da Trilha Principal 

O SBSeg tradicionalmente faz chamadas para artigos completos e curtos para as trilhas principais: Criptografia e Segurança de Sistemas Computacionais e de Redes de Comunicação.

Em 2024, nas trilhas principais do SBSeg tivemos 70 artigos aceitos. Os artigos foram apresentados oralmente nas sessões técnicas nos dias 17 e 18 de setembro. Tivemos um total de 140 submissões para artigos completos, sendo que 47 artigos foram aceitos, resultando numa taxa de 34% de aceite. Também tivemos 35 submissões de artigos curtos, com 13 aceitos, resultando numa taxa de aceitação de 37%. Além disso,10 artigos completos foram convidados a submeter uma versão curta do artigo, resultando em uma taxa de 7% de artigos completos aceitos como artigos curtos.

No comitê técnico do programa tivemos 115 membros de diferentes regiões do Brasil e do mundo. O processo de revisão teve duas fases: peer-review e meta-review. Cada uma destas fases com um conjunto distinto de revisores. Assim, tivemos um rigoroso processo de revisão com 3 a 4 revisões por artigo.

O processo de premiação dos melhores artigos e menções honrosas das trilhas principais do SBSeg 2024 teve duas fases.

Na primeira fase da premiação, baseada nas review dos artigos aceitos – ranquiados pelo JEMS, foram selecionados 9 artigos Completos e 6 artigos Curtos das trilhas principais com as melhores notas no processo de revisão.

Na segunda fase tivemos membros dos comitê de premiação fazendo a avaliação das apresentações orais no SBSeg, sem que os autores soubessem que estavam concorrendo a premiação. Nesta fase, tivemos a coordenação dos professores Diego Kreutz (UNIPAMPA) para artigos Completos e  André Grégio (UFPR) para Artigos Curtos na trilha de Sistemas Computacionais e de Redes de Comunicação,  e Marcos Simplicio Jr. (USP) na trilha de Criptografia.

O Comitê de Seleção dos artigos Completos da trilha de Sistemas foi composto por:

  • Alex B. Vieira (UFJF)
  • Charles Christian Miers (UDESC)
  • Diego Kreutz (UNIPAMPA) – coordenador
  • Lourenço A. Pereira Jr. (ITA)
  • Marco Aurélio Amaral Henriques (UNICAMP)
  • Muriel F. Franco (UFRGS)
  • Rodrigo Miani (UFU)
  • Silvio Ereno Quincozes (UNIPAMPA)

Os critérios utilizados no Comitê de Seleção dos artigos Completos da trilha de Sistemas foram: 

  • Qualidade e profundidade dos trabalhos relacionados
  • Profundidade e qualidade da pesquisa
  • Originalidade
  • Reprodutibilidade
  • Qualidade geral da apresentação
  • Demonstração de domínio do tema
  • Qualidade das respostas às perguntas
  • Technology Readiness Levels (TRLs)
  • Potencial de inovação e aplicação prática na indústria
  • Modelo de sistema e modelo de ameaça
  • Análise de segurança em profundidade

O número de premiados em cada categoria levou em consideração critérios de mérito estipulados por cada comissão coordenada pelos professores mencionada anteriormente. O resultado final do processo levou aos seguintes premiados em cada categoria.

Melhor artigo curto: Sistemas Computacionais e de Redes de Comunicação

  • Federated Learning under Attack: Improving Gradient Inversion for Batch of Images
    Luiz Leite (UFPA), Yuri Santo (UFPA), Bruno L. Dalmazo (FURG), André Riker (UFPA)

Menção honrosa artigo curto: Sistemas Computacionais e de Redes de Comunicação

  • Geração de dados sintéticos tabulares para detecção de Malwares Android: um estudo de caso
    Angelo Diniz (UNIPAMPA), Kayuã Paim (UFRGS), Rodrigo Mansilha (UNIPAMPA), Diego Kreutz (UNIPAMPA) 

Melhor artigo completo: Sistemas Computacionais e de Redes de Comunicação

  • Kill Chain Catalyst for Autonomous Red Team Operations in Dynamic Attack Scenarios
    Antonio Jose Horta Neto (IME), Ronaldo Goldschmidt (IME), Anderson Fernandes Pereira dos Santos (IME) 

Menção honrosa artigo completo: Sistemas Computacionais e de Redes de Comunicação

  • Identificação de Serviços e Dispositivos em Dados de Motores de Busca para o Enriquecimento de Análise de Vulnerabilidades
    Lucas Ponce (UFMG), Indra Matsiendra Ribeiro (UFMG), Etelvina Oliveira (UFMG), Italo Cunha (UFMG), Dorgival Guedes (UFMG), Wagner Meira Jr. (UFMG)

Menção honrosa artigo completo: Sistemas Computacionais e de Redes de Comunicação

  • A Triad of Defenses to Mitigate Poisoning Attacks in Federated Learning
    Blenda Oliveria Mazetto (UEL), Bruno Zarpelão (UEL)

Melhor artigo curto: Criptografia

  • Desafios e oportunidades de pesquisa na adoção de criptografia pós-quântica em redes veiculares
    Caio Teixeira (Unicamp), Marco Aurelio Amaral Henriques (Unicamp) 

Melhor artigo completo: Criptografia

  • Lattice Base Reduction Attack on Matrix NTRU
    Thiago do Rego Sousa (ABIN), Tertuliano Souza Neto (CEPESC)

Menção honrosa artigo completo: Criptografia

  • Best Cryptanalysis of Lightweight cipher FUTURE
    Gabriel de Carvalho (Universidade Federal Fluminense), Luis Kowada (Universidade Federal Fluminense)

Cordialmente,
Altair Santin (PUCPR) e Raphael Machado (UFF)
Coordenadores do Comitê de Programa do SBSeg 2024

 

Mensagem da Coordenadora do Concurso de Teses e Dissertações em Segurança da Informação e Sistemas Computacionais (CTDSeg)

O CTDSeg visa selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e as melhores dissertações de mestrado defendidas no Brasil na área de CiberSegurança, premiando as três das melhores teses e as três das melhores dissertações relacionadas às áreas de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais do SBSeg.

Para esta edição de 2024, foram consideradas as teses e dissertações concluídas no período de julho de 2022 a junho de 2024. A avaliação foi conduzida em duas fases. Na Fase I, os autores submeteram, além de sua tese de doutorado ou dissertação de mestrado, um artigo resumo do seu trabalho, de até 8 páginas, objetivando deixar clara a contribuição e originalidade do trabalho para a área. As submissões passaram por um processo de avaliação e seleção, por três especialistas na área, visando classificar os melhores trabalhos em cada categoria. Os trabalhos classificados nessa primeira fase foram aceitos para publicação nos anais estendidos do SBSeg. Aqui, um agradecimento aos 22 membros do comitê revisor do CTDSeg.

Para o CTDSeg 2024, foram submetidos oito teses de doutorado e onze dissertações de mestrado para a Fase 1, dos quais foram selecionados quatro trabalhos de doutorado e sete de mestrado. No caso dos trabalhos de doutorado, os quatro trabalhos selecionados tiveram exatamente as mesmas notas no JEMS. Para os trabalhos de mestrado, houve variação nas notas atribuídas, caracterizando três grupos.

A Fase 2 ocorreu durante o SBSeg 2024, quando os autores fizeram uma apresentação oral do trabalho com duração de até 20 minutos para a audiência, que incluiu a comissão de avaliação.

Ao final das duas fases, a comissão consolidou as avaliações e discutiu os resultados para determinar os trabalhos premiados em cada categoria. A comissão considerou que o principal critério é a contribuição e impacto na área de cibersegurança, observando aspectos como as publicações científicas derivadas, os veículos das publicações, citações dos artigos, produtos tecnológicos (e.g.,CVEs, RFCs, padrões, códigos), dentre outros.

A banca de avaliação das dissertações de mestrado do CTDSeg foi composta por: Charles C. Miers (UDESC), Silvio Quincozes (UNIPAMPA) e Cíntia B. Margi (USP), e a banca de avaliação das teses de doutorado do CTDSeg foi composta por: Mehran Misaghi (IFC), Silvio Quincozes (UNIPAMPA) e Cíntia B. Margi (USP).

Vale ressaltar que a comissão reconhece a ótima qualidade de todos os trabalhos submetidos e apresentados no SBSeg 2024, sendo árduo a tarefa de comparar todos os trabalhos. Assim, embora haja premiação para apenas três trabalhos em cada categoria, todos os trabalhos aceitos no SBSeg estão de parabéns e revelam a evolução das pesquisas acadêmicas e sua integração com a comunidade.

Melhor dissertação de mestrado:

  • Unveiling firmware weaknesses: An approach for large-scale security analysis. Osmany Barros de Freitas (ITA), Lourenço Alves Pereira Júnior (ITA).
  • Atualização Confiável dos Modelos de Detecção de Intrusão Baseada em Aprendizagem de Máquina. Pedro Horchulhack (PUCPR), Altair Santin (PUCPR), Eduardo Viegas (PUCPR).

Menção Honrosa – dissertação de mestrado: 

  • Amazon Biobank: a Blockchain-based Genomic Database for Bioeconomy. Leonardo T. Kimura (USP), Marcos A. Simplicio Jr. (USP).

Melhor tese de doutorado:

  • Payment Channel Networks with Resource-constrained Devices. Gabriel Rebello (UFRJ), Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa (UFRJ), Maria Potop-Butucaru (Sorbonne Université), Marcelo Dias de Amorim (Sorbonne Université), Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte (UFRJ).

Menção Honrosa – tese de doutorado:

  • Attacking and defending post-quantum cryptography candidates. Thales Paiva (USP), Routo Terada (USP).
  • High-Performance Elliptic Curve Cryptography: A SIMD Approach to Modern Curves. Armando Faz Hernandez (Cloudflare Inc), Julio Hernandez (UNICAMP).

Cordialmente,
Cíntia Borges Margi (USP)
Coordenadora do CTDSeg 2024

 

Mensagem do Coordenador do VIII Salão de Ferramentas

Este ano, o Salão de Ferramentas (SF) recebeu 19 artigos, 17 apresentando ferramentas de código aberto e 2 de código fechado. Todas tiveram 3 revisões, feitas por 17 membros do Comitê de Programa. Como eu submeti 3 artigos ao SF, pedi ao Prof. Altair Olivo Santin (PUC-PR) que conduzisse o processo de revisão desses 3 artigos, de forma anônima. Vale destacar que, este ano, o SF também exigiu que autores submetessem um anexo de detalhamento dos artefatos relacionados ao artigo submetido, podendo tais artefatos serem software, dados, documentação complementar, resultados brutos, provas de conceito, modelos, avaliações detalhadas, benchmarks, etc. O intuito foi atribuir selos aos artigos e ferramentas. Os selos são: Artefatos Disponíveis (SeloD), Artefatos Funcionais (SeloF), Artefatos Sustentáveis (SeloS) e Experimentos Reprodutíveis (SeloR). É importante destacar que o  Comitê de Artefatos contou com mais de 40 avaliadores, onde cada artigo teve ao menos 5 revisões.

Ao final do processo de revisão do SF, 13 artigos foram aceitos, sendo 10 com nota média de revisão acima de 7,0 pontos, 2 com nota 6,9 e 1 com nota 6,8 no JEMS. Desses 13 artigos, 5 obtiveram os 4 selos de artefatos (D, F, S e R); 3 obtiveram 3 selos de artefatos (1 com os selos D, F e R e 2 com selos D, F e S); 2 obtiveram 2 selos de artefatos (D e F); e 3 obtiveram 1 selo de artefato (D).

Também solicitamos aos autores dos artigos aprovados o envio das apresentações de seus trabalhos para publicação no site do SBSeg, facilitando assim a divulgação dos trabalhos. Neste ponto, recebemos pedidos de alguns autores para não apresentar a ferramenta durante o evento. Dentre os motivos apresentados estão a demora na execução da ferramenta, a complexidade do ambiente de execução e até problemas de execução. Desta forma, permitimos a exibição de vídeos de demonstração das ferramentas.

Assim, por não termos condições de igualdade na apresentação dos trabalhos no SF, optamos por NÃO montar uma comissão de avaliação para definir os prêmios de Menção Honrosa (duas) e Melhor Artigo (prêmios tradicionais do SF) e usar as nota das revisões feitas no sistema JEMS, bem como os comentários dos avaliadores do Comitê de Artefatos. Ao final desse processo de verificação para premiação, os artigos que receberam os três prêmios foram os únicos com nota média superior a 8,0 no JEMS, havendo uma diferença de pelo menos 0,3 pontos entre cada um dos artigos. Além disso, o artigo ganhador do Melhor Artigo foi o único a obter os 4 selos de artefatos. Os artigos ganhadores de Menção Honrosa recebem 3 e 2 selos respectivamente.

Tanto as notas dos revisores do SF no JEMS quanto os selos e comentários dos avaliadores do Comitê de Artefatos corroboram com alta qualidade dos trabalhos aprovados no SF. Assim, gostaríamos de parabenizar todos os autores (alunos de graduação, mestrado e doutorado, professores e profissionais de segurança) pelo esforço e qualidade dos trabalhos aprovados no SF 2024. Por fim, parabenizamos os ganhadores das premiações pela excelência em seus trabalhos.

Menção

  • Título: EXSS: Um Emulador Educativo de Ataques Cross-Site Scripting
    Autores: Bianca Guarizi (CEFET-RJ), Isabela Alves (CEFET-RJ), Júlia Souza (CEFET-RJ), Guilherme Pimentel (UFF), João Watanabe (UFF), Dalbert Mascarenhas (CEFET-RJ), Ian Vilar Bastos (UERJ), Marcelo Rubinstein (UERJ), Igor Moraes (UFF)
  • Título: Web xKaliBurr: uma Plataforma Online para Levantamento de Informações em Pentest em Aplicações na Internet
    Autores: Daniel de Barros (UFC), Lucas Cabral (UFC), João Alves de Oliveira (UFC), Felipe Castro (UFC), Lucas Soares (UFC), Lincoln Rocha (UFC), José Maria Silva Monteiro Filho (UFC), Joaquim Cavalcante-Neto (UFC)

Melhor Artigo

  • Título: MH-FSF: um Framework para Reprodução, Experimentação e Avaliação de Métodos de Seleção de Características
    Autores: Vanderson Rocha (UFAM), Hendrio Luis Bragança (UFAM), Diego Kreutz (Unipampa), Eduardo Feitosa (UFAM)

Cordialmente,
Eduardo Feitosa (UFAM)
Coordenador do SF

 

Mensagem do Coordenador do XVIII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG)

Cada um dos 43 trabalhos submetidos ao WTICG deste ano teve, no mínimo, seis revisões de diferentes membros do Comitê de Programa. Desses trabalhos, foram aceitos nove na trilha Trabalhos Completos e 15 na trilha Trabalhos em Andamento. Todos os trabalhos aceitos apresentaram um nível de qualidade bastante alto, o que os fez passar pelo filtro da aceitação nesta edição, que foi a que contou com o maior número de trabalhos submetidos até agora. Os candidatos aos prêmios de melhor trabalho e menção honrosa em cada trilha foram selecionados com base nas maiores médias globais atribuídas pelos revisores.

Para avaliar os melhores trabalhos de cada trilha, montamos uma comissão com os Profs. Igor Monteiro Moraes (UFF) e João Gondim (UnB), os quais também acompanharam de perto as apresentações durante o evento no dia 16 de setembro.

Na visão desta comissão de avaliação, as revisões feitas pelos membros do Comitê de Programa estavam bem argumentadas e eram em número grande o suficiente para poderem ser usadas como principal fator de decisão. Além disso, as apresentações feitas durante o WTICG se mostraram consistentes com tais revisões e reforçaram essa visão.

Sendo assim, o prêmio de melhor trabalho de cada trilha foi concedido àquele que apresentou a maior média entre as notas dos revisores. Além disso, prêmios de menção honrosa foram concedidos aos trabalhos que tiveram a segunda maior média, o que resultou em mais de um prêmio devido a empates nas notas.

Parabenizamos estudantes e orientadores de cada trabalho premiado e esperamos que tal prêmio sirva como um incentivo para que continuem enviando seus trabalhos para o SBSeg e seus diversos eventos satélites. Desejamos também que os prêmios motivem ainda mais participações de novos estudantes nas futuras edições do WTICG.

 

Trilha Trabalhos Completos

Melhor trabalho completo:

  • Construção e Teste de app gamificado gerador de senhas fortes e memoráveis: Um estudo exploratório em cibersegurança
    Hugo Romão (UFRR), Marcelo Henrique Oliveira Henklain (UFRR), Felipe Lobo (UFRR), Eduardo Feitosa (UFAM)

Menções honrosas:

  • Avaliação da eficiência de jogo educativo para o ensino do comportamento de distinguir e-mails legítimos de tentativas de phishing
    Jasson Fontoura-Júnior (UFRR), Marcelo Henrique Oliveira Henklain (UFRR), Felipe Lobo (UFRR), Eduardo Feitosa (UFAM)
  • Seleção de Características Multi-objetivo para Detecção de Malwares Android
    Philipe Fransozi (PUCPR), Jhonatan Geremias (PUCPR), Eduardo Viegas (PUCPR), Altair Santin (PUCPR)
  • Comparativo de técnicas de inteligência artificial explicável na detecção de fraudes em transações com cartão de crédito
    Gabriel Mendes de Lima (UFABC), Paulo Henrique Pisani (UFABC)
Trilha Trabalhos em Andamento:

Melhor trabalho em andamento:

  • A non-parametric approach to identifying anomalies in Bitcoin mining
    Eduardo Silva (UFU), Ivan Sendin (UFU)

Menções honrosas:

  • Aplicação da Técnica Fuzzing em Testes da Implementação de Referência do SPDM
    Thiago Ferreira (USP), Renan Alves (USP), Bruno Albertini (USP), Marcos Simplicio Jr. (USP), Daniel Batista (USP)
  • Segurança Cibernética em Roteadores Wi-Fi: abordagem automatizada para Coleta e Análise de Firmware
    Guilherme Bertolino (ITA), Françoa Taffarel (ITA), Lourenço Pereira Júnior (ITA)

Cordialmente,
Marco Aurélio Amaral Henriques (Unicamp)
Coordenador do WTICG 2024

 

Mensagem dos Coordenadores do Comitê de Técnico de Artefatos (CTA)

Temos o prazer de anunciar os resultados do Comitê de Seleção do Comitê Técnico de Artefatos (CTA) do SBSeg 2024. O CTA foi responsável pela avaliação dos artefatos submetidos ao VIII Salão de Ferramentas (SF) e ao XVIII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG).

Ao todo, 29 trabalhos foram avaliados pelo CTA, gerando 134 avaliações técnicas detalhadas, com uma média de 4,6 avaliações por artefato. Entre esses, 8 trabalhos se destacaram por sua excelência.

Acesse aqui a planilha com a relação de todos os trabalhos que receberam selos.

Dos 29 trabalhos avaliados, 19 receberam selos de artefatos.

Para a seleção dos artefatos e revisores destaque, foi formado um Comitê de Seleção composto pelos seguintes membros:

  • Aline de Lurdes Zuliani Lunkes (PUCPR)
  • Anselmo Lacerda Gomes (Instituto Atlântico)
  • Antonio João Azambuja (UFRGS)
  • Diego Kreutz (UNIPAMPA)
  • Eder John Scheid (UFRGS) – externo
  • Leandro Bertholdo (UFRGS)
  • Ramon dos Reis Fontes (UFRN) – externo
  • Tiago Heinrich (UFPR/MPI)

Os princípios que guiaram a composição e as atividades do Comitê de Seleção foram democracia, transparência e imparcialidade. Todos os 42 membros do CTA foram convidados a integrar o Comitê de Seleção, e dois colaboradores externos também participaram para reforçar a imparcialidade.

Os critérios definidos pelo Comitê de Seleção para identificar os artefatos de destaque do CTA do SBSeg 2024 foram:

  • Aceitação no SF ou WTICG;
  • Atribuição obrigatória dos selos D (Disponível), F (Funcional) e R (Reprodutível);
  • Alta qualidade e detalhamento da documentação e do desenvolvimento do artefato;
  • Recomendação final dos revisores, registrada na plataforma HotCRP.

Artefatos Destaque (4 selos)

Autenticação de Sistemas Baseados em Biometria Comportamental
Lucas Rafael Azevedo Corrêa (INMETRO), Agda Beatriz Gonçalves Costa (INMETRO), Paulo Sérgio de Souza Lei Assumpção (UFRJ) e Wilson de Souza Melo Jr. (INMETRO)

IWSHAP: Uma Ferramenta para Seleção Incremental de Características utilizando IWSS e SHAP
Felipe H. Scherer (UNIPAMPA), Felipe N. Dresch (UNIPAMPA), Silvio E. Quincozes (UNIPAMPA), Diego Kreutz (UNIPAMPA) e Vagner E. Quincozes (UNIPAMPA)

MH-AutoML: Transparência, Interpretabilidade e Desempenho na Detecção de Malware Android
Joner Assolin (UFAM), Diego Kreutz (UNIPAMPA), Gabriel Sousa Canto (UFAM) e Eduardo Feitosa (UFAM)

MH-FSF: um Framework para Reprodução, Experimentação e Avaliação de Métodos de Seleção de Caracterı́sticas
Vanderson Rocha (UFAM), Hendrio Luis Bragança (UFAM), Diego Kreutz (UNIPAMPA) e Eduardo Feitosa (UFAM)

MalSynGen: redes neurais artificiais na geração de dados tabulares sintéticos para detecção de malware
Angelo Gaspar Diniz Nogueira (UNIPAMPA), Kayua Oleques Paim (UFAM), Rodrigo Mansilha (UNIPAMPA), Hendrio Luis Bragança (UFRGS) e Diego Kreutz (UNIPAMPA)

SigAPI AutoCraft: uma ferramenta de seleção de caracterı́sticas com capacidade de generalização
Laura C. Tschiedel (UNIPAMPA), Joner Assolin (UFAM), Diego Kreutz (UNIPAMPA), Silvio E. Quincozes (UNIPAMPA), Angelo G. D. Nogueira (UNIPAMPA), Hendrio Luis Bragança (UFAM) e Vanderson Rocha (UFAM)

Artefatos Destaque (3 selos):

EXSS: Um Emulador Educativo de Ataques Cross-Site Scripting
Bianca Domingos Guarizi (CEFET/RJ), Isabela Maira Mendite Alves (CEFET/RJ), Júlia Abbud Fernandez e Souza (CEFET/RJ), Guilherme Oliveira Pimentel (UFF), João André Campos Watanabe (UFF), Dalbert Matos Mascarenhas (CEFET/RJ), Ian Vilar Bastos (UERJ), Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ) e Igor Monteiro Moraes (UFF)

Seleção de Características Multiobjetivo para Detecção de Malwares Android
Philipe Fransozi (PUCPR), Jhonatan Geremias (PUCPR), Eduardo Kugler Viegas (PUCPR) e Altair Olivo Santin (PUCPR)

Em relação à seleção dos melhores revisores, uma versão preliminar dos critérios foi compartilhada com todos os membros do CTA no início do processo de revisão. O Comitê de Seleção discutiu e definiu critérios técnicos verificáveis para a escolha dos revisores destaque.

É importante destacar que três membros do Comitê de Seleção não atingiram os critérios técnicos mínimos para serem incluídos entre os revisores destaque, o que reforça a imparcialidade do processo.

Critérios para seleção dos revisores destaque do CTA do SBSeg 2024:

  • Ter completado a avaliação dos selos D e F de pelo menos 3 artefatos;
  • Ter apresentado no mínimo uma Prova F;
  • Ter considerado adequadamente as Provas F e R em todos os artefatos onde os selos foram solicitados;
  • Ter apresentado pelo menos três sugestões e/ou interações com os autores;
  • Ter participado de pelo menos uma discussão entre revisores.

Revisores(as) destaque:

Declaração dos artefatos destaque.

Declaração dos revisores destaque.

Declaração de atuação dos revisores.

Confira ainda outros detalhes no relatório final do CTA.

Cordialmente,
Diego Kreutz (UNIPAMPA) e Tiago Heinrich (UFPR/MPI)
Coordenadores do CTA 2024