SF

VIII Salão de Ferramentas do SBSeg 2024

Premiação para os melhores trabalhos!

Apresentação

O Salão de Ferramentas do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um fórum de encontro de desenvolvedores e pesquisadores interessados na implementação e avaliação de desempenho de sistemas e ferramentas que contribuem com o avanço do conhecimento da área de segurança da informação e de sistemas computacionais.

No Salão de Ferramentas há uma ênfase na demonstração de novos sistemas e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por estes.

Tópicos de Interesse

Os mesmos temas e tópicos da Trilha Principal do SBSeg.

Datas Importantes

  • Registro e Submissão de artigos: 24 de junho de 2024
  • Notificação aos autores: 01 de Agosto de 2024
  • Versão final até: 12 de Agosto de 2024
Instruções aos Autores

As submissões devem ser enquadradas em uma das seguintes modalidades:

Código Aberto – os autores devem disponibilizar o código fonte e documentação da ferramenta em repositório público, apresentar a ferramenta no evento e, opcionalmente, disponibilizar vídeo técnico detalhado da ferramenta. Os autores são candidatos a prêmios (por exemplo, melhor trabalho) do Salão de Ferramentas.

Código Fechado – os autores podem não disponibilizar o código fonte e documentação da ferramenta em repositório público, mas devem apresentar a ferramenta no evento e disponibilizar vídeo técnico detalhado de configuração, funcionamento e resultados (ou dados) apresentados pela ferramenta. Os autores desta modalidade não são candidatos a prêmios do Salão de Ferramentas.

A modalidade deverá ser indicada explicitamente no trabalho, abaixo do título, para fins de avaliação. Para submissão as ferramentas deverão ser apresentadas em um artigo que contenha as seguintes informações:

– Descrição e motivação do problema resolvido pela ferramenta;

– Arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades;

– Descrição da demonstração planejada para o Salão de Ferramentas, informando equipamentos necessários para tal;

– URL onde a ferramenta está disponível (obrigatório na modalidade Código Aberto);

– URL dos manuais e documentação da ferramenta, incluindo informações e requisitos para instalação (obrigatório na modalidade Código Aberto);

– URL com um vídeo explicando a instalação e as funcionalidades da ferramenta (obrigatório na modalidade Código Fechado e opcional na modalidade Código Aberto).

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês; sua formatação deve seguir o modelo da SBC para publicação de artigos, disponível no portal da SBC (https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos). Os artigos têm um limite de 8 páginas, incluindo figuras, tabelas, referências e apêndices. A submissão de artigos será feita exclusivamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=4548) da SBC. Todas as ferramentas aceitas deverão ser demonstradas no SBSeg por pelo menos um dos autores inscrito no evento.

Uso de INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

Verifique o novo CÓDIGO DE CONDUTA DA SBC (https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta), especialmente com relação ao uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa.

Instruções sobre Artefatos

Em 2024, o Salão de Ferramentas (SF) exige que autores submetam, também, um anexo de detalhamento dos artefatos relacionados ao artigo submetido, podendo tais artefatos serem software, dados, documentação complementar, resultados brutos, provas de conceito, modelos, avaliações detalhadas, benchmarks, etc.

O anexo de artefatos será submetido junto com o artigo e avaliado por um comitê específico, que irá atribuir os selos de Artefatos Disponíveis (SeloD), Artefatos Funcionais (SeloF), Artefatos Sustentáveis (SeloS) e Experimentos Reprodutíveis (SeloR).

O artefato é um recurso essencial para os trabalhos de pesquisa e a qualidade dele é tão importante quanto a do próprio artigo científico. 

O processo de avaliação de artefatos vai ter como base o processo de avaliação realizado por conferências renomadas como USENIX, CoNEXT, SIGCOMM e EuroSys. É fundamental que os autores leiam as descrições dos selos disponíveis para artefatos, bem como a descrição do que é esperado de um artefato.

As instruções e os requisitos para apresentação dos artefatos podem ser encontradas em https://sbseg2024.ita.br/autores/sugestoes-para-artefatos/ .

Premiação

Os melhores trabalhos irão receber uma premiação. 

A seleção dos melhores trabalhos levará em consideração os artefatos dos trabalhos. Todos os trabalhos aceitos serão submetidos a um comitê técnico específico de avaliação da qualidade

dos artefatos, incluindo aspectos como: disponibilidade, funcionalidade, reprodutibilidade e sustentabilidade. 

Concorrerão aos prêmios de melhores trabalhos apenas aqueles que possuírem avaliação positiva em pelo menos dois aspectos de artefato

Comitê de Programa

Em formação.

Coordenação

Eduardo Feitosa (UFAM)

Coordenadores Gerais

  • Lourenço Alves Pereira Júnior (ITA)
  • Diego Luis Kreutz (UNIPAMPA)

Coordenação CESeg

  • Igor Moraes (UFF)
  • Marcos Antonio Simplicio Junior (USP)
Realização
logo_cor_SBC-130x195
Organização
ITA_logo