WTICG

XVIII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG)

Inscrição gratuita para o primeiro autor de cada trabalho aceito!
Premiação para os melhores trabalhos!

Apresentação

O Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG), evento integrante do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), visa incentivar a participação de estudantes de graduação e de recém-graduados na produção e divulgação de trabalhos científicos sobre temas relacionados às áreas de segurança da informação e de sistemas computacionais.

Os anais estendidos do evento serão publicados com acesso aberto na Biblioteca Digital da SBC (SOL), no endereço https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg_estendido

Tópicos de Interesse

Os mesmos temas e tópicos da Trilha Principal do SBSeg.

Datas Importantes

  • Registro de artigos: 24 de  Junho de 2024 => 05 de Julho de 2024 (hard)
  • Submissão de artigos: 24 de  Junho de 2024 => 05 de Julho de 2024 (hard)
  • Submissão de artefatos: 24 de  Junho de 2024 => 05 de Julho de 2024 (hard)
  • Notificação aos autores: 01 de Agosto de 2024 => 10 de Agosto de 2024
  • Versão final até: 12 de Agosto de 2024 => 16 de Agosto de 2024
Instruções aos Autores

Podem submeter trabalhos ao WTICG, estudantes de graduação regularmente matriculados ou recém-graduados que tenham concluído o curso no final do primeiro ou segundo semestre de 2023. A situação de estudante de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com documentação emitida pela universidade, faculdade ou instituto e deverá ser enviada juntamente com a submissão da versão final do trabalho (se aceito).

Os autores estão convidados a submeter trabalhos de Iniciação Científica (IC), trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou projetos independentes, desenvolvidos durante a graduação e orientados por um ou mais docentes, que estejam em andamento ou que tenham sido concluídos nos anos de 2022 ou 2023. 

Trabalhos concluídos ou que já tenham resultados relevantes  devem ser submetidos na trilha Trabalhos completos, enquanto que trabalhos em desenvolvimento devem ser submetidos na trilha Trabalhos em andamento

O estudante de graduação ou recém-graduado que tiver seu trabalho aceito no WTICG terá sua taxa de inscrição no SBSeg subsidiada pelo programa Student Grant da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da Sociedade Brasileira de Computação, que tem por objetivo estimular a participação de estudantes no WTICG.

A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, através do link https://submissoes.sbc.org.br/sbseg2024 do JEMS da SBC. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e devem ser submetidos somente no formato PDF, devendo seguir o modelo da SBC para publicação de artigos, disponível no Portal da SBC (https://tinyurl.com/templates-sbc). Os artigos a serem submetidos ao WTICG devem representar trabalhos com conteúdo inédito. Não é permitida a submissão de artigos que estejam em processo de revisão ou que já tenham sido publicados em outras conferências ou revistas. 

 

Limites de páginas por categoria

(Categorias e limite de páginas tanto para a versão submetida para avaliação como para a versão final dos artigos aceitos)

Trabalhos completos: até 10 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências. 

Trabalhos em andamento: até 5 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências.

Os anexos têm como objetivo dar informações adicionais sobre os temas apresentados, mas não deve ser necessária a leitura dos mesmos para a compreensão e avaliação do conteúdo principal. Espera-se que tais anexos não ultrapassem 40% do volume do conteúdo principal. 

No conteúdo principal deve estar incluída a página com título, autoria (só versão final), filiação (só versão final), resumo e abstract.

Os limites de páginas acima deverão ser rigorosamente seguidos pelos autores, sob pena de rejeição antecipada, sem avaliação do conteúdo.

O texto do trabalho deve estar totalmente anonimizado, evitando qualquer menção de autoria, ainda que indiretamente via referências (por exemplo), já que o processo de revisão será duplamente cego (autores e revisores anônimos).

Os seguintes critérios serão observados no julgamento dos trabalhos: originalidade, relevância, apresentação, resultados e qualidade técnica. Os trabalhos selecionados pelo comitê de avaliação serão publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento e apresente o trabalho.

Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os trabalhos completos e dentre os em andamento apresentados no evento por estudantes ou recém-graduados.

Para garantir a qualidade mínima dos trabalhos submetidos, recomendamos aos autores a leitura das **Sugestões aos Autores** (https://sbseg2024.ita.br/autores/sugestoes-de-texto/). Essas sugestões têm como objetivo principal orientar jovens autores na escrita e apresentação de trabalhos de qualidade. Ela representa um compêndio de dicas e sugestões, com ponteiros para outros documentos complementares. Assegurar a qualidade mínima do trabalho é dever e responsabilidade de todos os autores do trabalho.

 

Uso de INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

Solicitamos que todos os autores verifiquem o novo CÓDIGO DE CONDUTA DA SBC, disponível em  https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta, especialmente a parte relativa ao uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa.

Instruções Artefatos

Como ocorreu no ano anterior, neste ano o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) irá permitir que autores submetam (opcionalmente) artefatos relacionados ao artigo submetido, podendo tais artefatos serem software, dados, documentação complementar, resultados brutos, provas de conceito, modelos, avaliações detalhadas, benchmarks, etc.

O artefato será submetido junto com o artigo e avaliado por um comitê específico, que irá atribuir os selos de Artefatos Disponíveis (SeloD), Artefatos Funcionais (SeloF), Artefatos Sustentáveis (SeloS) e Experimentos Reprodutíveis (SeloR).

O artefato é um recurso essencial para os trabalhos de pesquisa e  a qualidade dele é tão importante quanto  a do próprio artigo científico. 

O processo de avaliação de artefatos vai ter como base o processo de avaliação realizado por conferências renomadas como USENIX, CoNEXT, SIGCOMM e EuroSys. Para os autores que desejam submeter um artefato, é fundamental a leitura das descrições dos selos disponíveis, bem como da descrição do que é esperado de um artefato.

As instruções e os requisitos para apresentação dos artefatos podem ser encontradas em https://sbseg2024.ita.br/autores/sugestoes-para-artefatos/ .

Premiação

Os melhores trabalhos irão receber uma premiação.

A seleção dos melhores trabalhos levará em consideração os artefatos dos trabalhos. Todos os trabalhos aceitos serão submetidos a um comitê técnico específico de avaliação da qualidade dos artefatos, incluindo aspectos como: disponibilidade, funcionalidade, reprodutibilidade e sustentabilidade.

Concorrerão aos prêmios de melhores trabalhos apenas aqueles que possuírem avaliação positiva em pelo menos dois aspectos de artefatos.

Comitê de Programa

Ademar Akabane – PUC-Campinas
Alberto Schaeffer-Filho – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Aldri dos Santos – Universidade Federal de Minas Gerais
Alex Feleol (Tempest) – Tempest Security Intelligence
Aline Lunkes – Universidade Estadual de Montes Claros
Altair Santin – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
André Grégio – Universidade Federal do Paraná
Angelita Rettore De Araujo Zanella – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense
Bruno Vavala – Intel Labs
Bruno Zarpelão – Universidade Estadual de Londrina
Caio Teixeira – Universidade Estadual de Campinas
Carla Merkle Westphall – Universidade Federal de Santa Catarina
Carlo Marcelo Revoredo da Silva – Universidade de Pernambuco
Carlos da Silva – Sheffield Hallam University
Carlos Ferreira – Universidade Federal de Ouro Preto
Charles Neu – Newcastle University
Cintia Margi – Universidade de São Paulo
Daniel Marcon – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Daniel Pigatto – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Dianne Medeiros – Universidade Federal Fluminense
Diego Kreutz – Universidade Federal do Pampa e Monash University
Diogo Mattos – Universidade Ferderal Fluminense
Dionisio Leite – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Edelberto Silva – Universidade Federal de Juiz de Fora
Eder John Scheid – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Eduardo Alchieri – Universidade de Brasília
Eduardo Feitosa – Universidade Federal do Amazonas
Eduardo Souto – Universidade Federal de Amazonas
Emanuel Rodrigues – Universidade Federal do Ceará
Emerson Ribeiro de Mello – Instituto Federal de Santa Catarina
Erico Amaral – Universidade Federal do Pampa
Ewerton Andrade – Universidade Federal de Rondônia e SIDIA
Geraldo Pereira Rocha Filho – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Gerson Castro – Tempest Security Intelligence
Gustavo Nunez Segura – Universidade da Costa Rica
Henrique Ferraz Arcoverde – Tempest Security Intelligence
Hilder Vitor Lima Pereira – Universidade Estadual de Campinas
Igor Moraes – Universidade Federal Fluminense
Isadora Ferrão – Universidade de São Paulo
Ivan Sendin – Universidade Federal de Uberlandia
Jeferson Campos Nobre – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Joao Lins – Tempest Security Intelligence
Joaquim Celestino Júnior – Universidade Estadual do Ceará
João Gondim – Universidade de Brasília
Jose Torres Neto – Universidade Federal do Piauí
Juliano Kazienko – Universidade Federal de Santa Maria
Kalinka Castelo Branco – Universidade de São Paulo
Ligia Borges – Universidade Federal de Minas Gerais
Lourenço Pereira Júnior – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Luciano Ignaczak – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Luis Kowada – Universidade Federal Fluminense
Luis Carlos De Bona – Federal University of Parana
Luiz Carlos Albini – Universidade Federal do Paraná
Marcia Henke – Universidade Federal de Santa Maria
Marco A. Amaral Henriques – Universidade Estadual de Campinas
Marcus Botacin – Texas A&M University
Marjory da Costa-Abreu – Sheffield Hallam University
Miguel Franklin de Castro – Universidade Federal do Ceará
Miguel Elias Mitre Campista – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Muriel Franco – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Natalia Castro Fernandes – Universidade Federal Fluminense
Newton Will – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Paulo Freitas de Araujo-Filho – Universidade Federal de Pernambuco
Paulo Matias – Universidade Federal de São Carlos
Pedro Reis Sá da Costa – Lucerne University of Applied Sciences and Arts
Priscila Solis – Universidade de Brasília
Rafael Obelheiro – Universidade do Estado de Santa Catarina
Ramon Fontes – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Raul Ceretta Nunes – Universidade Federal de Santa Maria
Renan Alves – Universidade de São Paulo
Roben Lunardi – Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Roberto Samarone Araujo – Universidade Federal do Pará
Robson Albuquerque – Universidade de Brasília
Rodolfo Meneguette – Universidade de São Paulo
Rodrigo Mansilha – Universidade Federal do Pampa
Roger Immich – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Sergio Oliveira – Universidade Federal de São João del Rei
Silvio Quincozes – Universidade Federal do Pampa
Tiago Heinrich – Max Planck Institute for Informatics
Vinícius Garcia – Universidade Federal do Paraná
Vinicius Cogo – University of Lisbon
Vitor Hugo Galhardo Moia – Instituto de Pesquisas Eldorado
Walter Priesnitz Filho – Universidade Federal de Santa Maria

Coordenação

Marco Aurélio Amaral Henriques (Unicamp)

Coordenadores Gerais

  • Lourenço Alves Pereira Júnior (ITA)
  • Diego Luis Kreutz (UNIPAMPA)

Coordenação CESeg

  • Igor Moraes (UFF)
  • Marcos Antonio Simplicio Junior (USP)
Realização
logo_cor_SBC-130x195
Organização
ITA_logo