Podem submeter trabalhos ao WTICG, estudantes de graduação regularmente matriculados ou recém-graduados que tenham concluído o curso no final do primeiro ou segundo semestre de 2023. A situação de estudante de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com documentação emitida pela universidade, faculdade ou instituto e deverá ser enviada juntamente com a submissão da versão final do trabalho (se aceito).
Os autores estão convidados a submeter trabalhos de Iniciação Científica (IC), trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou projetos independentes, desenvolvidos durante a graduação e orientados por um ou mais docentes, que estejam em andamento ou que tenham sido concluídos nos anos de 2022 ou 2023.
Trabalhos concluídos ou que já tenham resultados relevantes devem ser submetidos na trilha Trabalhos completos, enquanto que trabalhos em desenvolvimento devem ser submetidos na trilha Trabalhos em andamento.
O estudante de graduação ou recém-graduado que tiver seu trabalho aceito no WTICG terá sua taxa de inscrição no SBSeg subsidiada pelo programa Student Grant da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da Sociedade Brasileira de Computação, que tem por objetivo estimular a participação de estudantes no WTICG.
A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, através do link https://submissoes.sbc.org.br/sbseg2024 do JEMS da SBC. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e devem ser submetidos somente no formato PDF, devendo seguir o modelo da SBC para publicação de artigos, disponível no Portal da SBC (https://tinyurl.com/templates-sbc). Os artigos a serem submetidos ao WTICG devem representar trabalhos com conteúdo inédito. Não é permitida a submissão de artigos que estejam em processo de revisão ou que já tenham sido publicados em outras conferências ou revistas.
Limites de páginas por categoria
(Categorias e limite de páginas tanto para a versão submetida para avaliação como para a versão final dos artigos aceitos)
Trabalhos completos: até 10 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências.
Trabalhos em andamento: até 5 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências.
Os anexos têm como objetivo dar informações adicionais sobre os temas apresentados, mas não deve ser necessária a leitura dos mesmos para a compreensão e avaliação do conteúdo principal. Espera-se que tais anexos não ultrapassem 40% do volume do conteúdo principal.
No conteúdo principal deve estar incluída a página com título, autoria (só versão final), filiação (só versão final), resumo e abstract.
Os limites de páginas acima deverão ser rigorosamente seguidos pelos autores, sob pena de rejeição antecipada, sem avaliação do conteúdo.
O texto do trabalho deve estar totalmente anonimizado, evitando qualquer menção de autoria, ainda que indiretamente via referências (por exemplo), já que o processo de revisão será duplamente cego (autores e revisores anônimos).
Os seguintes critérios serão observados no julgamento dos trabalhos: originalidade, relevância, apresentação, resultados e qualidade técnica. Os trabalhos selecionados pelo comitê de avaliação serão publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento e apresente o trabalho.
Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os trabalhos completos e dentre os em andamento apresentados no evento por estudantes ou recém-graduados.
Para garantir a qualidade mínima dos trabalhos submetidos, recomendamos aos autores a leitura das **Sugestões aos Autores** (https://sbseg2024.ita.br/autores/sugestoes-de-texto/). Essas sugestões têm como objetivo principal orientar jovens autores na escrita e apresentação de trabalhos de qualidade. Ela representa um compêndio de dicas e sugestões, com ponteiros para outros documentos complementares. Assegurar a qualidade mínima do trabalho é dever e responsabilidade de todos os autores do trabalho.
Uso de INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA
Solicitamos que todos os autores verifiquem o novo CÓDIGO DE CONDUTA DA SBC, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta, especialmente a parte relativa ao uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa.